Na cidade de Gonçalves [MG] muitas famílias guardam a tradição do uso de carros de boi. Todo dia 15 de setembro, Dia de Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Gonçalves [MG] há uma Procissão de Carros de Bois das famílias da cidade e região. É um evento interessante o qual tive a oportunidade de comentar no canal "André Argollo" (Youtube).
O carro de boi era conhecido por chineses e hindus. Consta que os egípcios, babilônios, hebreus e fenícios também se utilizavam da força do boi no transporte. Não é por acaso que os europeus fizeram do boi um item indispensável da carga das caravelas. O carro de boi, ou “boeiro” em Portugal, “carreta” nos pampas gaúchos, ou ainda, “cambona” em algumas regiões do interior, foi o mais importante veículo de carga no Brasil por mais de 3 séculos, e por isso merece um lugar de destaque nos nossos estudos sobre as tradições e a cultura rural. Logo no início da colonização, Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral do Brasil trouxe para cá carpinteiros e carreiros, de modo que, por volta de 1550, já se ouvia o o chiado cantado dos carros de boi nas ruas da recém criada cidade de Salvador [BA]. Muito utilizado na indústria açucareira colonial, transportando gente e carga da roça ao engenho, do engenho às cidades, os carros de boi mobilizaram o transporte terrestre ao longo dos séculos XVI e XVII, transportando material de construção para o interior, de onde voltavam carregados com pau-brasil e produtos agrícolas. No Brasil colonial, além dos fretes de carga, os carros de boi conduziam também as famílias de um povoado para outro. Normalmente eram usados como “carro-fúnebre”, ocasiões em que os carreiros lubrificavam os “cocões” para evitar a cantoria em hora inadequada.
Em meados do século XVIII, com o surgimento das tropas de muares, os carros de boi perderam sua primazia. Mais leves e rápidos, os burros de carga não exigiam trilhas prévias nem terrenos regulares. A partir do final século XVIII somente os cavalos passaram a poder puxar carros, carroças e carruagens. Os carros de boi foram proibidos por lei de transitar no centro das cidades, ficando o seu uso restrito ao meio rural.
[Baseado no Trabalho de] Bruna Scavacini / postado em 2013. Disponível em : http://naboleia.com.br/carro-de-boi-a-origem-do-transporte/
Acesso em 25 nov. 2019.
André Argollo
[weston_blog layout=”carousel” columns=”3″]
Compartilhe essa publicação