Arquitetura do Café

Desde o seu lançamento em 2004, o livro tem proporcionado diálogos, debates em palestras, aulas, conferências em eventos acadêmicos e culturais no Brasil e no exterior. Após a publicação de sua 2ª edição, em 2015, sentiu-se a necessidade de ampliar o projeto adotando-se uma abordagem digital para falar diretamente a diferentes públicos, abrangendo todos os aspectos da cultura cafeeira, para além das áreas de arquitetura e engenharia, inspirando o engajamento em temas como a gestão do patrimônio e da paisagem cultural brasileira, ordenamento territorial, desenvolvimento local e regional sustentável, arte, tradição, memória, o café no cotidiano e muito mais!

Primeiramente, muito prazer, meu nome é André Munhoz de Argollo Ferrão, sou engenheiro civil, arquiteto e urbanista. Pós-graduado em Economia “lato sensu”, Mestre em Engenharia Agrícola, Doutor em Arquitetura e Urbanismo.
Ao longo desses anos, realizei diversas pesquisas como professor visitante na Espanha (Barcelona e Gijón). Atualmente, sou professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas, pesquisador, autor de diversos livros, capítulos de livros, artigos acadêmicos e textos literários.
Minhas pesquisas se concentram nas áreas de engenharia de empreendimentos para o desenvolvimento local e regional sustentável, gestão do patrimônio (ambiental e cultural), gestão integrada de bacias hidrográficas, planejamento do território e da paisagem.
Complexo produtivo da fazenda de Oliveira em São João da Boa Vista [SP], no início do século XX.
Fonte: Arquitetura do Café [por] André Argollo / Coleção Sacop, Arquivos Especiais, CMU
E foi exatamente uma dessas pesquisas que deu origem ao livro Arquitetura do Café, com sua primeira edição em 2004 e segunda edição em 2015. O livro apresenta a história do café e a arquitetura de muitas fazendas, as técnicas que se refletiam nos projetos, e as várias tarefas que demandavam uma arquitetura específica. Procurou-se desvendar tendências e diretrizes sociais e econômicas e seus reflexos sobre a "arquitetura do café" numa grandiosa obra textual e iconográfica que lhe deu vida.
Hoje, quatro anos após o lançamento da segunda edição do Arquitetura do Café, iniciamos uma nova fase do projeto, ampliando-o agora em linguagem digital, transformando-o em um site completamente ilustrado, interativo e informativo, com um blog que irá abordar os diferentes aspectos da cultura cafeeira, explorando o conteúdo do livro, novas pautas, compartilhando informações e experiências, abrindo janelas para o diálogo e debates (não deixem de interagir e nos enviar a sua opinião ou comentários no final de cada publicação).
É importante ressaltar que as mídias sociais constituem atualmente uma das ferramentas mais utilizadas na internet, promovendo ampla acessibilidade graças à facilidade de interação. Sendo assim, publicaremos semanalmente conteúdos relevantes em nossas redes.
E para abrir com chave de ouro essa nova temporada, vamos explorar também um dos formatos de conteúdo digital mais consumidos atualmente: o audiovisual.
No canal Arquitetura do Café vamos abrir ainda mais essa janela de comunicação, trazendo um conteúdo inédito e um aprofundamento ainda maior das páginas do livro.
Visitas a instituições, paisagens e cenários ligados a cultura cafeeira, diálogo com profissionais de diferentes áreas relacionadas com o tema café, história oral, "causos" e uma boa prosa, vivências e experiências, dicas de projeto, arquitetura rural, roteiros turísticos e gastronômicos ligados ao café, visitas a fazendas e cafeterias, empórios e casas comerciais cafeeiras, noções sobre classificação, modos de preparo, degustação e muitas outras novidades estão por vir.
Então sinta-se em casa, tome uma xícara de café e vamos conversar...
Bem-vindo ao Arquitetura do Café.
André Argollo
Compartilhe essa publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *